segunda-feira, 1 de abril de 2013

Teste tipo 2 do 3º EM ( corrigido )


ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO: Dr. Walmy  Campos Bezerra 2
PROF.  Altemar Matias         ( Tio Mota )                DISCIPLINA:  Geografia
ALUNO ___________________________________Nº (s )_____ Série____ TURMA:___

  VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM  I BIMESTRE    (GLOBALIZAÇÃO E GEOPOLÍTICA )

01.( EREM WAL ) Os blocos econômicos são heterogêneos? Justifique sua resposta com argumentos concretos.
R- Sim. Eles apresentam diferenças gritantes em termos sociais, culturais e principalmente em termos econômicos.

02. ( EREM WAL  ) Qual é a principal diferença entre um mercado comum e uma união monetária ou econômica?
A principal diferença é que o mercando comum não possui moeda única, já a união monetária ou econômica usa.

03. (UPE) A União Europeia é formada por 27 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros.
Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Europeia.
I(   V      ) Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário, aos impostos sobre importação e exportação e às leis de asilo político.
II(     V    ) Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus.
III(    V   ) Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países membros.
IV(    V    ) Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões.
V(     V    ) Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.
VI(    V   )Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
Assinale a alternativa correta.
a(          )Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
b(          )Somente as afirmativas I, III e VI são verdadeiras.
c(           )Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
d(          )Somente a afirmativa VI é verdadeira.
e(  x      ) - Todas as afirmativas são verdadeiras.

04. ( ENEM ) Leia o texto a seguir para responder a questão.
                     Tecnologia e marginalização social
A vida moderna, mais do que nunca, se transforma num ritmo acelerado, devido ao incessante passo dos avanços tecnológicos. [...] Por exemplo, a miniaturização crescente dos computadores, que hoje têm processadores com milhões de componentes eletrônicos, chegará forçosamente a um limite, em que o seu tamanho será comparável ao dos átomos. Quando isso ocorrer, o progresso em computação terá de usar um novo tipo de máquina, baseada em processadores que serão compostos por moléculas, os chamados computadores quânticos. Fica difícil acompanhar essas novas tecnologias e a ciência por trás delas. E essa dificuldade tem sérias consequências sociais. [...] É praticamente impossível, sem o devido poder aquisitivo, se manter em dia com todos os tecnobrinquedos que existem no mercado. São DVDs, HDTVs (televisores de alta definição), palm pilots (computadores de bolso), telefones celulares com acesso à Internet, câmaras digitais e por aí a fora. Se eu repetir essa lista em cinco anos, ela certamente terá aparelhos que ainda nem imaginamos. [...] O alto custo e a constante renovação das tecnologias promove a existência de uma ‘subclasse’ tecnológica, os deixados às margens do turbilhão digital. E, como o motor fundamental da sociedade moderna são a geração e a troca de informação, esses novos marginalizados digitais sofrem uma grande desvantagem no mercado de trabalho. Essa estratificação social é ainda maior em países onde a distribuição de renda é muito polarizada, como é o caso brasileiro.
(GLEISER, Marcelo. Folha de São Paulo, 11 de agosto de 2002. Caderno Mais. adaptado.)
Com relação ao debate sobre tecnologia e globalização, responda qual das afirmativas está CORRETA.
a(          )O desemprego estrutural ocorre exclusivamente devido ao avanço tecnológico.
b(          ) A tecnologia de ponta está presente da mesma forma em todos os países do mundo, de modo que as desigualdades sociais estão desaparecendo.
c(    x    ) Novos marginalizados digitais sofrem uma grande desvantagem no mercado de trabalho.
d(          ) A criação de tecnologias digitais se concentra nos países periféricos pelo baixo custo da mão de obra.
e(         ) Somente a informática na escola poderá gerar a retomada de postos de trabalho desativados.




05. (UFPE)  Considere a seguinte tabela:


O processo de globalização atrelado ao mercado tem produzido efeitos muito favoráveis ao desenvolvimento de países e blocos econômicos, preferencialmente para aqueles que já detinham um mínimo de condições para sair da linha da pobreza. Sobre o tema, com o auxílio da tabela acima, é correto afirmar:
a(         )Uma das condições para que um país saia da linha da pobreza e faça parte do mundo globalizado é o tamanho de sua população.
b(         ) Um percentual elevado de pessoas abaixo de 15 anos é o fator definidor para que um país saia da condição de subdesenvolvido e seja considerado emergente.
c(          )Tanto nos países emergentes como nos desenvolvidos a pirâmide etária é invertida, ou seja, a base é menor que o topo.
d(  x     )O Brasil, embora seja considerado um país emergente, já apresenta índices de IDH comparáveis aos dos países desenvolvidos.
e(         ) A solução para que os países subdesenvolvidos reduzam a sua situação de pobreza é a busca do crescimento vegetativo negativo.

06. (UPE) A economia mundial influencia outros setores da sociedade. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:
1(         ) O atual modelo assumido pela economia mundial coloca países subdesenvolvidos e desenvolvidos em um mesmo patamar socioeconômico e cultural.
2(    X    ) A presença da rede McDonald’s em países como a Índia e a China mostra a eficácia dos modelos de consumo ocidentais difundidos pela ruptura de barreiras comerciais.
3(     X    )Cuba é um dos poucos países do mundo ocidental que se mantém fora do circuito mundial do comércio, da informação e da comunicação, embora na atualidade se verifiquem algumas mudanças na participação cubana nesses setores.
4(          ) A abertura econômica da China tem sido acompanhada por um acelerado processo de democratização ( abertura política ) do país.
Assinale a alternativa correta.
a(          )Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b(    x   )Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
c(         ) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
d(         ) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
e(         ) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

07 ( UFPE ) Para responder a questão, leia o fragmento abaixo.
“Em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos colocaram em órbita o primeiro satélite artificial – Sputnik-1 –, o mundo vivia sob tensão constante. [...]. Hoje, a Guerra Fria não existe mais, mas o clima no espaço ainda está longe de refletir o ambiente de interação globalizada que mudou a economia, a política e a ciência em terra firme.
Ao contrário do que acontece em outras áreas tecnológicas, o país que quiser lançar satélites por
conta própria hoje tem de aprender sozinho. “Os americanos não querem que a tecnologia de lançadores de satélites — que pode ser utilizada para lançar bombas — caia na mão de determinados países, mesmo que sejam amigos”,
[...]. “Mesmo quando existe um projeto envolvendo vários países, como a Estação Espacial Internacional, a colaboração se dá mais pela divisão do trabalho do que pela transferência da
tecnologia entre os países.” [...].Hoje, apenas EUA, União Européia, Rússia, China, Índia e Japão são capazes de colocar satélites em órbita. Cada um aprendeu a fazê-lo sozinho.”
GARCIA, Rafael. 50 anos depois do Sputnik, espaço ainda vê Guerra Fria.Folha de S. Paulo, 30/09/2007.

O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica.
Sobre esse assunto é correto afirmar que:
a(     ) houve a eliminação das fronteiras nacionais com a fusão de países em blocos econômicos regionais e o surgimento do domínio das tecnologias de ponta pelos novos países industrializados e subdesenvolvidos.
b(     ) surgiram áreas de livre comércio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e socialismo representadas por EUA e pela União Européia.
c(   ) houve a divisão do mundo em Primeiro Mundo(países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transição do socialismo para o capitalismo).
d( x  ) surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder – como o Japão e a União Europeia – e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.

08 (UPE ) A ALCA ou o MERCOSUL? Essa é uma dúvida que paira sobre as cabeças de milhões de latino-americanos. Sabe-se que no atual estágio do sistema capitalista a integração de países em blocos é necessária como sobrevivência e participação no comércio mundial para muitos países. Sobre
esses blocos afirma-se:
I. A maior parte das trocas comerciais entre os membros do MERCOSUL envolve o Brasil e a Argentina.
II. A criação da ALCA representa um fator de fortalecimento internacional do MERCOSUL.
III. As recentes relações comerciais do Brasil com a África e a China foram fatores importantes para a atual estagnação do MERCOSUL.
IV. Mesmo com a integração que será promovida pela ALCA, os Estados Unidos deverão continuar colocando barreiras protecionistas em alguns produtos como os gêneros agrícolas.
V. Para muitos países como o Chile, o Peru e o México, a consolidação da ALCA é vista como uma oportunidade de ampliação das exportações e atração de investimentos.
Estão corretas SOMENTE as afirmações
a(     ) I, II e III                               b(    ) I, II e IV                                       c(  x  ) I, IV e V                     d(     ) II, III e IV        e(    ) III, IV e V

09. (UFSE)  “BRICS de barro” mostra sua fragilidade.
Com economia excessivamente dependente de um só produto de exportação , neste caso o petróleo , e um parque industrial deteriorado, o país enfrenta o desafio do crescimento.
                (O Estado de São Paulo, 18/04/2010. p B11)
Com base nos conhecimentos sobre as características dos países que compõem o BRICS, pode-se concluir que o texto do jornal refere-se
a(         ) à África do Sul.                 b(      )à China.          c(       ) à Índia.                                              d(       ) ao Brasil.        e(  x    ) à Rússia.

10. (UPE) Dentre as características do mundo globalizado encontram-se os padrões tecnológicos avançados de organização da produção de bens e a formação de blocos econômicos.
A figura abaixo indica os países que participam da fabricação das partes que compõem um Boeing.



Com base nas informações sobre o assunto retratado no texto e na figura, analise os itens abaixo e, posteriormente, assinale a alternativa correta.
I- As peças que compõem o Boeing são consideradas de alta tecnologia, por isso, são produzidas em nações industrializadas e com amplo domínio tecnológico.
II- Os países que participam da produção do Boeing investem somas elevadas em ciências e tecnologias e constituem os principais polos tecnológicos mundiais.
III- Os países que fazem parte da produção do Boeing, com o objetivo de fortalecer as relações econômicas internacionais, integram o Bloco Econômico Europeu.
IV- A produção do Boeing é realizada por vários países, porém há monopólio do produto final pelo país responsável pela comercialização do Boeing.
a(       )Apenas I e III estão corretos.        b(      ) Apenas II e III estão corretos.                                 c(       )Apenas II e IV estão corretos.             d(   x  )Apenas I, II e IV estão corretos.                         e(       )Todos os itens estão corretos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário