segunda-feira, 1 de abril de 2013

Teste tipo 1 do 3º EM ( corrigido )





ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO: Dr. Walmy  Campos Bezerra 1
PROF.  Altemar Matias         ( Tio Mota )                DISCIPLINA:  Geografia
ALUNO ___________________________________Nº (s )_____ Série____ TURMA:___

  VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM  I BIMESTRE    (GLOBALIZAÇÃO E GEOPOLÍTICA )

01.( EREM WAL ) Os blocos econômicos são hetegêneos? Justifique sua resposta com argumentos concretos.
R- sim. Os blocos econômico são heterogêneos, pois, apresentam enormes diferenças nos campos sociais e culturais, mais elas são bem mais evidentes no campo econômico.

02. ( EREM WAL  ) Qual é a a principal diferença entre um mercado comum  e uma união monetária?
R- A principal diferença é que a união monetária usa a moeda única e o mercado comum não usa.

03 ( UFPE ) Para responder a questão, leia o fragmento abaixo.
“Em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos colocaram em órbita o primeiro satélite artificial – Sputnik-1 –, o mundo vivia sob tensão constante. [...]. Hoje, a Guerra Fria não existe mais, mas o clima no espaço ainda está longe de refletir o ambiente de interação globalizada que mudou a economia, a política e a ciência em terra firme.
Ao contrário do que acontece em outras áreas tecnológicas, o país que quiser lançar satélites por
conta própria hoje tem de aprender sozinho.“Os americanos não querem que a tecnologia de lançadores de satélites — que pode ser utilizada para lançar bombas — caia na mão de determinados países, mesmo que sejam amigos”,
[...]. “Mesmo quando existe um projeto envolvendo vários países, como a Estação Espacial Internacional, a colaboração se dá mais pela divisão do trabalho do que pela transferência da
tecnologia entre os países.” [...].Hoje, apenas EUA, União Européia, Rússia, China, Índia e Japão são capazes de colocar satélites em órbita. Cada um aprendeu a fazê-lo sozinho.”
GARCIA, Rafael. 50 anos depois do Sputnik, espaço ainda vê Guerra Fria.Folha de S. Paulo, 30/09/2007.

O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica.
Sobre esse assunto é correto afirmar que:
a(     ) houve a eliminação das fronteiras nacionais com a fusão de países em blocos econômicos regionais e o surgimento do domínio das tecnologias de ponta pelos novos países industrializados e subdesenvolvidos.
b(     ) surgiram áreas de livre comércio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e socialismo representadas por EUA e pela União Européia.
c(   ) houve a divisão do mundo em Primeiro Mundo(países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transição do socialismo para o capitalismo).
d( x  ) surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder – como o Japão e a União Europeia – e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.

04 (UPE ) A ALCA ou o MERCOSUL? Essa é uma dúvida que paira sobre as cabeças de milhões de latino-americanos. Sabe-se que no atual estágio do sistema capitalista a integração de países em blocos é necessária como sobrevivência e participação no comércio mundial para muitos países. Sobre
esses blocos afirma-se:
I. A maior parte das trocas comerciais entre os membros do MERCOSUL envolve o Brasil e a Argentina.
II. A criação da ALCA representa um fator de fortalecimento internacional do MERCOSUL.
III. As recentes relações comerciais do Brasil com a África e a China foram fatores importantes para a atual estagnação do MERCOSUL.
IV. Mesmo com a integração que será promovida pela ALCA, os Estados Unidos deverão continuar colocando barreiras protecionistas em alguns produtos como os gêneros agrícolas.
V. Para muitos países como o Chile, o Peru e o México, a consolidação da ALCA é vista como uma oportunidade de ampliação das exportações e atração de investimentos.
Estão corretas SOMENTE as afirmações
a(     ) I, II e III         b(    ) I, II e IV              c(  x  ) I, IV e V      d(     ) II, III e IV        e(    ) III, IV e V

 05. (UFSE)  “BRICS de barro” mostra sua fragilidade.
Com economia excessivamente dependente de um só produto de exportação , neste caso o petróleo , e um parque industrial deteriorado, o país enfrenta o desafio do crescimento.
                (O Estado de São Paulo, 18/04/2010. p B11)
Com base nos conhecimentos sobre as características dos países que compõem o BRICS, pode-se concluir que o texto do jornal refere-se
a(         ) à África do Sul.                         b(      )à China.                          c(       ) à Índia.                        d(       ) ao Brasil.        e(  x    ) à Rússia.

06. (UERJ) G-20 adota linha dura para combater crise
Grupo anuncia maior controle para o sistema financeiro. Cercada de expectativas, a reunião do G-20, grupo que congrega os países mais ricos e os principais emergentes do mundo, chegou ao fim, em Londres, com o consenso da necessidade de combate aos paraísos fiscais e da criação de novas regras de fiscalização para o sistema financeiro. Além disso, os líderes concordaram, dentre várias medidas, em injetar US$ 1,1 trilhão na economia para debelar a crise.
Adaptado de http://zerohora.clicrbs.com.br
A passagem da década de 1980 para a de 1990 ficou marcada como um momento histórico no qual se esgotou um arranjo geopolítico e teve início uma nova ordem política internacional, cuja configuração mais clara ainda está em andamento.
Conforme se observa na notícia, essa nova geopolítica possui a seguinte característica marcante:
a(       )diminuição dos fluxos internacionais de capital
b(   x  )aumento do número de polos de poder mundial
c(       )redução das desigualdades sociais entre o Norte e o Sul
d(       )crescimento da probabilidade de conflitos entre países centrais e periféricos

07. (UPE) Dentre as características do mundo globalizado encontram-se os padrões tecnológicos avançados de organização da produção de bens e a formação de blocos econômicos.
A figura abaixo indica os países que participam da fabricação das partes que compõem um Boeing.

Com base nas informações sobre o assunto retratado no texto e na figura, analise os itens abaixo e, posteriormente, assinale a alternativa correta.
I- As peças que compõem o Boeing são consideradas de alta tecnologia, por isso, são produzidas em nações industrializadas e com amplo domínio tecnológico.
II- Os países que participam da produção do Boeing investem somas elevadas em ciências e tecnologias e constituem os principais polos tecnológicos mundiais.
III- Os países que fazem parte da produção do Boeing, com o objetivo de fortalecer as relações econômicas internacionais, integram o Bloco Econômico Europeu.
IV- A produção do Boeing é realizada por vários países, porém há monopólio do produto final pelo país responsável pela comercialização do Boeing.
a(       )Apenas I e III estão corretos.        b(      ) Apenas II e III estão corretos.                 c(       )Apenas II e IV estão corretos.             d(   x  )Apenas I, II e IV estão corretos.                                                  e(       )Todos os itens estão corretos.


08 (  UPE )Uma forte expressão da economia global do mundo atual é a organização dos países em grupos.
Analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
(      ) O G8 é formado pelo tradicional grupo dos sete países mais ricos do planeta, mais a Rússia.
(      ) O Grupo dos 20 (G-20) reúne os países mais industrializados e as principais potências emergentes do mundo e busca defender e inserir os países emergentes no cenário econômico mundial.
(      ) BRIC é a designação de quatro países emergentes – Brasil, Rússia, Indonésia e Coreia do Sul – que têm sua projeção econômica baseada no crescimento da produção agrícola.
(      ) A União das Nações Sul-Americanas (formada por todos os países da América Latina, com o objetivo principal de organizar um sistema de defesa militar para proteger os países-membros.
A resposta correta corresponde à opção
a(      ) V, V, F, V                              b(        ) V, F, V, F                                        c(        ) F, V, V, F         d(   X   ) V, V, F, F          e(      )F, V, V, V

09 (UFPE) Observe a charge.





De acordo com o observado, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, a abrangência e o principal fator gerador da crise econômica atual.
a(      ) Regional, provocada pelo fordismo.
b() Global, ocasionada pela internacionalização do capitalismo financeiro.
c(      ) Local, provocada pela dinamização da economia urbana.
d(      ) Global , provocada pela falta de matérias primas e mão de obra especializada.
e(      ) Global, provocada pela crise do petróleo.

10.  (ENEM ) Observe o mapa atentamente


 
Disponível em:. Acesso em: 1 nov. 2009.
A análise do mapa e os conhecimentos sobre a OMC, organização internacional que dispõe, atualmente, de mais de 150 países membros, envolvidos com as questões de comércio internacional, permitem afirmar:
a(  x    )O principal objetivo da organização é normatizar e ampliar o comércio internacional.
b(       ) A organização tem sua sede localizada na Itália, em Roma, e foi criada para substituir o Pacto de Varsóvia, após a Segunda Guerra Mundial.
c(       ) A OMC agrega todos os países da África, da Europa e da América, com exceção do Caribe.
d(       ) A atuação da Instituição é pautada em acordos bilaterais entre os blocos regionais, o que favorece o protecionismo e aumenta as restrições.
e(       ) A OMC realiza conferências mundiais a cada cinco anos e conseguiu eliminar o protecionismo no comércio internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário