sexta-feira, 29 de março de 2013

Teste de Geografia do 1º EM ( corrigido )





ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO: Dr. Walmy  Campos Bezerra 1
PROF.  Altemar Matias         ( Tio Mota )                DISCIPLINA:  Geografia
ALUNO ___________________________________Nº (s )_____ Série____ TURMA:___

       VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA  I BIMESTRE                               ( FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA )

01. (UPE 2007) A ideologia segundo a qual os povos mais inteligente e os mais cultos são os das zonas temperadas, enquanto os da zona trópical, em função do clima quente, são os mais indolentes, resultando disso o desenvolvimento e o subdesenvolvimento, essa postura é defendida pelo (a):
a(       ) Escola Dialética ou crítica                  b(      ) Escola Possibilista ou francesa.
c(  x   ) Escola Determinista ou alemã                   d(     ) Escola Grega
d(      ) Escola Evolucionista.

02. (UFPE – 2002) “O tratamento dos aspectos físicos do planeta ou, como querem alguns, do quadro natural, não faz da geografia e nem da geografia física uma ciência natural, biológica ou da terra; ela é, acima de tudo, uma ciência do espaço e é aí que encontramos sua característica fundamental. Enquanto divisão geral das ciências, ela se encontra indubitavelmente entre as ciências humanas e é ali o seu lugar correto, haja vista possuir como objetivo primeiro o estudo do jogo de influências entre sociedade e natureza na organização do espaço.”   (MENDONÇA, Francisco. Geografia Física: Ciência Humana? Ed. Contexto, 1989)

Após a leitura do texto, pode-se afirmar que o autor:
a(    ) considera que a Geografia, por ser uma ciência do espaço, não mantém relações com as ciências naturais, que se dedicam ao estudo da estruturação natural das paisagens.
b(    ) defende que a Geografia é uma ciência humana, mas, mesmo assim, não pode ser considerada uma ciência social porque também estuda a estruturação do quadro natural.
c(    ) só considera como análise geográfica a interpretação das interferências do quadro natural sobre a produção do espaço geográfico.
d( x   ) defende que o objetivo central da ciência geográfica é a análise da produção do espaço a partir das relações entre a sociedade e o meio natural.
e(    ) concorda com o fato de que a Geografia é apenas uma disciplina e não uma ciência natural, biológica ou da Terra.

03. (UFPE – 2003) Vamos supor que um determinado pesquisador escreveu o seguinte texto sobre a Amazônia brasileira.
   “A Amazônia brasileira, uma das principais regiões do País, está fadada ao subdesenvolvimento. O distanciamento físico entre ela e as demais regiões e as condições naturais extremamente adversas impedem ou dificultam consideravelmente qualquer tentativa governamental de promover o crescimento econômico regional. É praticamente impossível pensar em desenvolvimento num espaço geográfico caracterizado por um clima com elevadas temperaturas médias mensais, uma umidade relativa do ar excessiva e solos bastante lixiviados.”

Esse pesquisador está defendendo ideias que podem ser consideradas como nitidamente da escola:
a(     ) marxista.             b(    ) possibilista ou francesa.             c(    ) neoliberal.
d(     ) neomalthusiana.         e(  x   ) determinista ou alemã.

04. (UFPE – 2005) “Os fatos da realidade geográfica estão intimamente ligados entre si e devem ser estudados em suas múltiplas relações. Não basta estudar isoladamente  os diversos fenômenos que compõem a realidade; eles estão ligados uns aos outros.” Este é o princípio geográfico conhecido como:
a(  x   ) Princípio de Conexidade.          b(     ) Princípio do Atualismo.                                                         c(     ) Princípio de Atividade.               d(      ) Princípio do Criticismo.                                                        e(     ) Princípio da Complexidade Crescente.

05. (UPE – 2007) A Geografia, como ciência, possui um método próprio de análise, o chamado método geográfico, que se baseia em cinco princípios. Com relação a esses princípios, analise as proposições abaixo.
a(  V   ) O princípio da Extensão foi enunciado por Frederico Ratzel e, de acordo com o mesmo, o geógrafo, ao estudar uma determinada área, deve, primeiramente, utilizando-se de um mapa, localizá-la, identificando os seus limites.
b( V   ) A Analogia é o princípio que consiste em afirmar que os fenômenos geográficos deve ser comparados para observar as semelhanças e diferenças.
c() Na causalidade, o geógrafo, ao observar um fato, deve identificar as causas que levam à sua existência, procurando estabelecer as relações de causa e efeito.
d(  ) Na Conexidade, o estudioso de Geografia verifica que os fatores físicos e humanos não agem de forma isolada na formação de uma paisagem, existindo, pois, uma inter-relação entre eles. Estes fatores agem de maneira integrada.
e(  ) Jean Brunhes formulou o princípio da Atividade, no qual assinala que a paisagem não é estática mas está em constante transformação e é, portanto, dinâmica.

A sequência correta é:
a(        ) F, F, F, V e V              b(       ) V, V, F, F e F                 c(       ) V, V, F, F e V
c(   X  ) V, V, V, V e V                    c(       ) F, F, F, F e F

06. (UPE – 2001) Considere o texto a seguir:
“Da passagem do século até os anos da Segunda Guerra Mundial, a Geografia viveu um período de grande florescimento cultural que podemos caracterizar como da “Geografia Clássica”, em que pontificaram os grandes chefes de escola. O seu início foi marcado pelos debates que resultaram na total refutação do determinismo geográfico”. (BERNARDES, Nilo. Geografia e Desenvolvimento)

O que significa “determinismo geográfico”?
a(       ) Trata-se de um princípio geográfico que leva em consideração apenas a ação do homem sobre o meio natural.
b(       ) Trata-se de uma escola geográfica que defende a ideia de que o crescimento da população deve ser controlado pelo Estado.
c(    ) Trata-se de uma corrente da Geografia que considera as condições naturais como determinantes do desenvolvimento ou não do espaço geográfico.
d(      ) Trata-se de um princípio da chamada Geografia Marxista que vê na natureza a causa principal do desenvolvimento econômico do espaço geográfico.
e(       ) Trata-se de uma tendência da Geografia que considera que a sociedade pode vencer as adversidades naturais.

07. ( EREM WAL ) “ A Groelândia é uma ilha localiza nas proximidades do polo Norte, assim como a Sibéria que também se localiza próxima do polo norte ambas ( as duas ) se são conhecidas por terem climas com baixíssimas temperaturas”.
No texto acima fica evidente dois dos cinco princípios geográficos. São eles;
a(        )  Conexidade e atividade.                           b(        )  Conexidade e extensão.
c(        )  Extensão e causalidade.                           d(    )  Extensão e analogia.
e(        ) Analogia e atividade.

08. ( UPE ) .Associe, corretamente no que se refere aos Princípios Metodológicos da Geografia.
(  1  ) Extensão                                          4      ) Ligações entre os fatos.
(  2  ) Analogia                                          (   1     ) Localizar.
(  3  ) Causalidade                                    (   5     ) Dinâmica dos fatos.
(  4  ) Conexidade                                    (   3     ) Porque.
(  5  ) Atividade                                        (   2     ) Comparar os fatos.

A sequência correta de cima para baixo é:
a(       ) 4 - l - 3 - 2 - 5;                  b(  X  ) 4 - 1 - 5 - 3 - 2;              c(      ) 4 - 3 - 1 - 5 - 1;                      d(       ) 4 - 5 - 1 - 3 - 2.


09. ( EREM WAL ) Qual é a principal diferença entre a Geografia Antiga e a Geografia Contemporânea?
R. A principal deiferença é que a Geografia antiga era apenas descritiva, já a Geografia Contemporânea é descritiva e explicativa.

10. ( EREM WAL ) Observe atentamente as figuras abaixo e descreva a que cada uma delas faz referência. Escreva o que é, e o que significa.
  Figura 1                                                                                            Figura 2

Figura 1
A figura representa o sistema Heliocêntrico, de Nicolau Copérnico, que defende a ideia de que o Sol é o centro do Universo.

Figura 2
A figura representa o sistema Geocêntrico, de Ptolomeu, que defendia a ideia de que a Terra era o centro do Universo.


Valores das questões
Questões 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07 e 08   ------ 0,3 cada
Questão 09 --------- 0,6
Questão 10 --------0,8

Um comentário: