sexta-feira, 22 de março de 2013



  •          AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
  • O começo
  •  Posteriormente à II Guerra Mundial, ocorreu um considerável crescimento econômico, um dos motores desse crescimento foi a atividade industrial, que trouxe uma série de problemas ambientais, problemas esses que eram capazes de comprometer a saúde e a qualidade de vida do seres humanos. Essa preocupação deu origem às ONGs (Organizações não-governamentais)
  • 1. ESTOCOLMO 1972
  •  Foi marcada por uma visão antropocêntrica de mundo; A Conferência foi marcada pelo confronto entre as perspectivas dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento; A Conferência contou com representantes de 113 países, 250 organizações-não-governamentais e dos organismos da ONU ; A Conferência produziu a Declaração sobre o Meio Ambiente Humano. AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
  • 2 A ECO-92 ou RIO 92
  •  Dentre os objetivos principais dessa conferência, destacaram-se os seguintes: 1. examinar a situação ambiental mundial desde 1972 e suas relações com o estilo de desenvolvimento vigente; 2. estabelecer mecanismos de transferência de tecnologias não-poluentes aos países subdesenvolvidos; 3. Incorporar de critérios ambientais e prestar socorro em casos emergentes; 4. Prever ameaças ambientais e prestar socorro em casos emergenciais; 5. Reavaliar os organismos da ONU, eventualmente criando novas instituições para implementar as decisões da conferência. A ECO-92: A Convenção do Clima 1. Adotar políticas que promovessem eficiência energética e tecnologias “mais limpas”; 2. Reduzir as emissões do setor agrícola; 3. Desenvolver programas que protegessem os cidadãos e a economia contra possíveis impactos da mudança do clima; 4. Apoiar pesquisas sobre o sistema climático; 5. Prestar assistência a outros países em necessidade; 6. Promover a conscientização pública sobre essa questão. A ECO-92: a Convenção da Biodiversidade Nessa Convenção, está prevista a transferência de parte dos recursos ou lucros obtidos com a exploração e comercialização dos recursos naturais para o local de origem dos mesmos, que receberia esse volume de dinheiro para aplicar em programas de preservação e de educação ambiental.
  • . As diferenças entre teoria e prática
  • as dificuldades de implementação da ECO-92 As questões econômicas ainda se sobrepõem às questões ambientais. Um agravante é o problema de desemprego, que leva muitos governos a associarem a preservação ambiental com a diminuição da atividade econômica. Os países ricos não fazem esforços reais para cumprir as legislações internacionais, pois sofrem pressões de grupos empresariais prejudicados por muitos desses tratados. 
  •  As dificuldades de implementação da ECO-92 
  • Os organismos internacionais dedicados à diminuição da pobreza e às campanhas de educação ambiental padecem de falta de recursos financeiros. As tecnologias para produção de energia limpa, bem como os programas de reciclagem em escala industrial, necessitam de mais pesquisas para se tornarem viáveis ao ponto de levarem ao abandono de práticas poluidoras.
  • 3- O Protocolo de Kyoto 
  • É um acordo internacional para reduzir as emissões de gases-estufa dos países industrializados e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo aos países em desenvolvimento. O documento prevê que, entre 2008 e 2012, os países desenvolvidos reduzam suas emissões em 5,2% em relação aos níveis medidos em 1990. O tratado foi estabelecido em 1997 em Kyoto, Japão, e assinado por 84 países. Destes, cerca de 30 já o transformaram em lei. O pacto entrará em vigor depois que isso acontecer em pelo menos 55 países.
  • 5-  A Rio +10, ou Cúpula do Desenvolvimento Sustentad
  • Que se realizou em Johanesburgo, África do Sul. Algumas discussões: - Clima e Energia – foi estabelecido o uso de energias limpas; - Subsídio Agrícola – a superficialidade do texto fortalece a OMC controlada pelos países ricos, e esvazia o papel da ONU. - Kyoto – nada mudou, pois os países que não haviam assinado até então apenas prometeram que estudariam o caso; - Biodiversidade – decidiu-se reduzir o ritmo de desaparecimento das espécie em extinção e repassar os recursos obtidos a seus locais de origem.  A Rio +10, ou Cúpula do Desenvolvimento Sustentado, que se realizou em Johanesburgo, África do Sul. Algumas discussões: - Água e Saneamento – foi decidido que deve aumentar o número de pessoas com acesso a água potável. - Transgênicos – foram objeto de grande polêmica, pois as organizações supranacionais recomendam que regiões com fome crônica adotem esses alimentos; - Pesca e Oceano – prevê a criação de áreas de proteção marinha e a abolição imediata de qualquer subsídio à atividade pesqueira irregular.
  • 6 O Plano de Ação ou A Agenda 21
  •  É considerada a mais abrangente tentativa de promover um novo padrão de desenvolvimento em nível mundial por meio da proposta de conciliação dos métodos de proteção ambiental com justiça social e eficiência econômica. Algumas questões: - geração de emprego e de renda; - diminuição das disparidades regionais e interpessoais de renda; - mudança nos padrões de produção e consumo; - adoção de novos modelos e instrumentos de gestão.
  • A Agenda 21:  Intenção, desejo de mudanças, visando criar um modelo de civilização No qual seja possível a convivência e a simultaneidade do equilíbrio ambiental com a justiça social entre as nações.
A Rio+20
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.


Desenvolvimento sustentável
Cquote1.svgO desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.Cquote2.svg
— Relatório Brundtland


  • Considerado o maior evento já realizado pela Nações Unidas, o Rio+20 contou com a participação de chefes de estados de cento e noventa nações que propuseram mudanças, sobretudo, no modo como estão sendo usados os recursos naturais do planeta Além de questões ambientais, foram discutidos, durante a CNUDS, aspectos relacionados a questões sociais como a falta de moradia e outros
    O evento ocorreu em dez locais, tendo o Riocentro como principal local de debates e discussões; entre os outros locais, figuram o Aterro do Flamengo e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário