quinta-feira, 28 de março de 2013

Regionalização do Mundo



A Regionalização do mundo

1-  A Regionalização Durante a Velha Ordem Mundial
             Velha Ordem Mundial é o período que se inicia com o fim da Segunda Guerra Mundial ( 1944/ 1945 ) e termina com o fim da antiga U.R.S.S. e a consequente queda do Muro de Berlim. Nesta época o mundo era bi polarizado entre os EUA ( Estados Unidos da América   ) que encabeçava os países capitalistas e a ex U.R.S.S.                ( União da Repúblicas Socialistas Soviéticas ) que por sua vez comandava os países socialistas ( comunistas ), período também chamado de Guerra Fria, pois, EUA e U.R.S.S. viviam em constantes provocações de guerras.
Veja o quadro comparativo entre o capitalismo e o comunismo
 CAPITALISMO
COMUNISMO
. Visa-se o lucro.
.Visa-se o bem comum.
. Empresas privadas ( particulares ).
. Empresas estatais ( públicas ).
. Divisão de classes sociais
a)      Burguesia ( proprietários )
b)      Proletariado ( empregados )
. Não há divisão de classes sociais.
. Liberdade de expressão.
Não há liberdade de expressão.
. Pluripartidarismo ( vários partidos políticos ).
. Unipartidarismo ( um só partido político ).

   Observe bem que os três primeiros pontos referem-se ao setor econômico e os dois últimos ao setor político.
Durante a Velha Ordem Mundial o mundo era assim regionalizado:
1.1- Países de Primeiro Mundo: era o grupo formado pelos países capitalistas ricos: EUA, Reino Unido, Japão, Alemanha Ocidental, França, Itália, Canadá etc.
1.2- Países de Segundo Mundo: era formado pelos países socialistas. Ex.  U.R. S. S. , China, Coréia do Norte, Polônia, a antiga Iugoslávia, a antiga Tchecoslováquia, Alemanha Oriental etc.
1.3- Países de Terceiro Mundo: era formado pelos países capitalistas pobres. Ex. Brasil e todos os países da América Latina, os países da África, e grande parte dos países asiáticos.
            Com a o final da U.R.S.S. e também do bloco socialista, ficou sem sentido esta divisão.
Atenção! O socialismo costuma ser usado como sinônimo de comunismo. Eles se diferenciam principalmente no setor político. No socialismo há a liberdade de expressão e o pluripartidarismo, já no comunismo não houve.










 2- Regionalização pelo nível de desenvolvimento
      Na Nova Ordem Mundial os países podem ser assim regionalizados:

2.1 Os países desenvolvidos.
            Apresentam um elevado padrão de vida à maior parte da população, além da dominação econômica, tecnológica e política sobre os países subdesenvolvidos.
            A população dos países desenvolvidos, cerca de 20% da população mundial, detém uma renda equivalente a 86% do PIB mundial. De um modo geral, a população tem um elevado grau de escolaridade, o que os torna mais participantes nas esferas da vida política, no governo e na sociedade.

2.2- Os países subdesenvolvidos
            Em sua maioria, eram colônias que durante anos foram dominadas pelas metrópoles européias. As colônias tinham suas economias organizadas de acordo com os interesses dos colonizadores, não levando em conta as prioridades de sua população.

            - As características principais dos países subdesenvolvidos são:
·  Má distribuição de renda, dependência econômica, política e tecnológica em relação aos países desenvolvidos.
· Altos índices de analfabetismo, de mortalidade infantil e de natalidade.
· Proliferação de grandes centros urbanos sem infraestrutura.


2.3- Os Países emergentes
                       São países pobres, industrializados ou em fase de industrialização, por apresentarem crescimento econômico e social maior que os demais países subdesenvolvidos, são capazes de atrair investimentos internacionais, devido às vantagens que oferecem como mão-de-obra e recursos naturais baratos e incentivos fiscais.  São exemplos de países emergentes: O Brasil, China, Índia, México, Argentina, África do Sul etc., esses países constituem um grande mercado consumidor, pois sua população total é de cerca de 2,8 bilhões de pessoas.  Cinco países emergentes formam  um grupo chamado BRICS ( Brasil, Rússia, Índia,  China e África do Sul ).


3- Países do Norte e países do Sul
           Com o fim da bipolarização e da oposição entre o capitalismo e o socialismo, as diferenças econômicas e sociais entre países ricos e pobres tornaram-se mais evidentes.
            Criou-se uma nova regionalização em que os países do Norte são ricos e os do Sul são pobres. Essa divisão é simbólica, pois não considera a linha do Equador como marco divisório. Nesse caso, o Norte e o Sul foram definidos com base nas condições econômicas e sociais dos países.
            Esta classificação leva em conta um conjunto de indicadores, como a renda per capita, os índices de violência, o desemprego, a dependência econômica e a tecnologia, moradia, educação, nutrição e saúde.   
Entre os países do Norte com desenvolvimento elevado estão: Estados Unidos, Canadá, a maior parte dos países da Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão.
Entre os países do Sul, estão os da América Latina, África, Ásia (exceto Japão) e Oceania  (exceto Austrália e Nova Zelândia). Considerando que países como o Brasil, México, África do Sul e Argentina 
apresentam um desenvolvimento econômico bem maior que os outros países pobres do Sul.

4- Regionalização de acordo com o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano
            O IDH é o indicador que avalia a qualidade de vida das pessoas em todos os países, não considerando somente os indicadores econômicos, mas também considera a expectativa de vida e os níveis de alfabetização.
            O IDH, varia de 0,000 a 1,000 quanto mais próximo de 1 for o índice, maior o desenvolvimento humano do país.
O IDH dos países desenvolvidos: a expectativa de vida ultrapassa os 75 anos, as taxas de analfabetismo são baixas e o PIB per capita é elevado, com uma boa qualidade de vida.
O IDH dos países subdesenvolvidos: a expectativa de vida é muito baixa, altas taxas de analfabetismo e o PIB per capita é baixo.
           O desenvolvimento humano das nações depende de mudanças sociais contínuas e profundas, além de transformações econômicas.
IDH baixo--------- 0,000 até 0,499.
IDH médio--------0,500 até 0.799.
IDH alto-----------0.800 até 1.000.
         Nem sempre o país com muita riqueza terá o melhor IDH, isto depende principalmente da qualidade de vida de seus habitantes.




5-  Regionalização de acordo com o Índice Gini
      O coeficiente de Gini (ou índice de Gini) é um cálculo usado para medir a desigualdade social,  desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. Apresenta dados entre o número e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capta) e um que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detêm toda a renda e os demais nada têm). 
             Gini mede o coeficiente através de pontos percentuais (que é igual ao coeficiente multiplicado por 100).
             Ou seja, em uma linguagem mais simples, no resultado final, quanto mais um país se aproxima do número 1, mais desigual é a distribuição de renda e riqueza, e quanto mais próximo do número 0, mais igualitário será aquele país. Dados do PNUD (Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento), de 2010, pelo índice de Gini, apontam o Brasil com o resultado de 0,56, sendo assim, o terceiro país mais desigual do mundo. O PNUD constatou, ainda no mesmo ano, que dos 15 países mais desiguais  do mundo, segundo o índice de Gini do mundo, 10 se encontram na América Latina e no Caribe.


6- Índice  de Percepção da Corrupção ( IPC )

         O IPC é elaborado anualmente pela transparência Internacional, organização não governamental com sede em Berlim ( Alemanha ). Com base nesse índice essa ONG classifica os países segundo o grau de corrupção percebido no setor público. O IPC vária de 0 ( zero )  que é altamente corrupto a 10 ( dez ) que é altamente limpo.
            A corrupção é um problema que aparece em todos os países, entretanto é muito mais séria nos países mais pobres, onde o sistema jurídico é frágil e a cidadania pouco consolidada.





Um comentário:

  1. ae fera fico massa d+ vlw kra eh nois parceria sucesso camaradagem tamo junto vlw dnv obrigado me ajudo mto nos estudos

    ResponderExcluir